X

Esportes

Lista final expõe estabilidade de Tite à frente da seleção brasileira

Apesar de ter feito uma lista sem polêmicas, o técnico da seleção afirmou que sabia que não agradaria a todos

Folhapress

Publicado em 14/05/2018 às 21:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Tite comandou a seleção pela primeira vez no dia 1º de setembro de 2016. / Agência Brasil

Tite comandou a seleção pela primeira vez no dia 1º de setembro de 2016. O Brasil estava fora da zona de classificação para a Copa e precisa vencer o Equador, na altitude de 2.850 m de Quito, para amenizar a crise.

Com dois gols de Gabriel Jesus e um de Neymar, o time venceu os donos da casa, por 3 a 0, e deu início a arrancada para a campanha histórica nas eliminatórias.

Além da vitória, o técnico encontrou, na sua primeira tentativa, o time para a Copa. Dos 23 convocados nesta segunda (14) para a disputa do Mundial, 14 foram chamados por Tite em sua estreia.

Dos titulares daquela equipe, apenas Daniel Alves não disputará o torneio. Só ficou fora da lista por lesão.
Na partida de 2016, o técnico gaúcho fez apenas uma substituição (Philippe Coutinho na vaga de Willian) e terminou o jogo com o time que deve estrear na Copa, contra a Suíça, no dia 17 de junho.

Nas outras 18 partidas, Tite foi acertando o time titular e tentando achar os reservas. Nesta segunda, ele fechou o grupo com seis retardatários -Cássio, Danilo, Filipe Luís, Geromel, Fred e Taison
Para a convocação final, Tite já havia prometido que não haveria surpresa.

"Me senti em paz", disse o treinador, ao ser questionado sobre o seu sentimento após anunciar os 23 convocados.

Apesar de ter feito uma lista sem polêmicas, o técnico da seleção afirmou que sabia que não agradaria a todos.

"Em uma convocação, se eu pegasse todos os técnicos do Brasil, não haveria um consenso. Não quero ter a pretensão de ser consenso, mas externar uma ideia de futebol e o motivo delas", afirmou.

Na lista, o treinador absolveu seis jogadores que participaram da Copa-2014, quando a seleção passou pelo maior vexame de sua história ao ser derrotada pela Alemanha em um placar de 7 a 1.

Thiago Silva, Neymar, Marcelo, Paulinho, Fernandinho e Willian ganharam nova oportunidade de levantar a taça.

Da equipe goleada pela Alemanha em Belo Horizonte, apenas Marcelo e Fernandinho começaram como titulares. Paulinho e Willian entraram no segundo tempo.

Apenas Telê Santana, em 1982; Carlos Alberto Parreira, em 1994; e Dunga, em 2010, levaram mais remanescentes de derrota do Mundial anterior para em suas delegações.

"Os que disputaram a Copa vão me ajudar. Eles têm uma vivência única", disse Tite.

O treinador chamou seis jogadores que foram seus comandados em clubes -Cássio, Fagner, Marquinhos, Renato Augusto, Taison e Paulinho. Ele admitiu que o fato de terem trabalhado juntos pode ter interferido na escolha.

"Humanamente pode ter acontecido, mas eu tenho discernimento de questões táticas", disse o treinador.
Só três jogadores convocados atuam no futebol brasileiro.

A seleção terá três jogadores de times do Brasil -o goleiro Cássio e o lateral direito Fagner, ambos do Corinthians, e o zagueiro Geromel, do Grêmio.

É a menor participação de jogadores que atuam no futebol brasileiro na história das seleções em Copas, igualando os Mundiais de 2006 e 2010.

Na lista do Mundial da Rússia, o Manchester City (com Ederson, Gabriel Jesus, Fernandinho e Danilo) é o clube que mais cederá jogadores para o time de Tite. Firmino, do Liverpool, e Willian, do Chelsea, completam a lista dos jogadores da equipe nacional que atuam na Inglaterra, país com mais jogadores da seleção.

A Espanha é a segunda liga com mais jogadores do time de Tite. Cinco atuam no país.

Na próxima segunda (21), o Brasil começa os treinos em Teresópolis, onde ficará até o dia 27. A delegação embarca para Londres, onde fará a segunda fase de preparação.

O time ainda fará dois amistosos antes da estreia no Mundial. No dia 3 de junho, a equipe enfrenta a Croácia, em Liverpool. No dia 10, a seleção joga contra a Áustria, em Viena.

Os convocados chegam ao país da Copa do Mundo no dia 11, onde farão a estreia no Mundial seis dias depois, contra a Suíça.

"O Brasil é um dos favoritos, sim, pelo futebol apresentado, pela consistência da equipe, com transições rápidas. Cada um coloca sua verdade. Não se trata de ser humilde ou arrogante, mas de ver a verdade", afirmou o técnico da seleção.

Veja os 23 convocados para a Copa da Rússia:

Goleiros
Alisson (Roma-ITA), Cássio (Corinthians-BRA) e Ederson (Manchester City-ING)

Laterais
Fagner (Corinthians-BRA), Danilo (Manchester City-ING), Marcelo (Real Madrid-ESP), Filipe Luís (Atlético de Madri-ESP)

Zagueiros
Marquinhos (Paris Saint-Germain-FRA), Thiago Silva (Paris Saint-Germain-FRA), Miranda (Inter de Milão-ITA), Pedro Geromel (Grêmio-BRA)

Meio-campistas
Casemiro (Real Madrid-ESP), Fernandinho (Manchester City-ING), Paulinho (Barcelona-ESP), Renato Augusto (Beijing Guoan-CHN), Fred (Shakhtar Donetsk-UCR), Philippe Coutinho (Barcelona-ESP), Willian (Chelsea-ING)

Atacantes
Neymar (Paris Saint-Germain-FRA), Gabriel Jesus (Manchester City-ING), Douglas Costa (Juventus-ITA), Roberto Firmino (Liverpool-ING), Taison (Shakhtar Donetsk-UCR)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Operação Muditia

Ricardo Queixão chora e admite recebimento de pix mensais em depoimento

Vereador de Cubatão foi preso no último dia 16 por possível envolvimento com fraudes ligadas ao PCC

Bertioga

Após um mês, GCM tem mais guardas e garante segurança em Bertioga

Cidade tem maior efetivo por habitante de toda a região

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter